Arte do Olhar

Mas quando falo dessas pequenas felicidades certas,
Que estão diante de cada janela,
Uns dizem que essas coisas não existem,
Outros que só existem diante das minhas janelas,
E outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar,
Para poder vê-las assim.

Cecília Meireles - A arte de ser feliz

......................................................
Não costumo comentar aqui, alguns poemas ou trechos
De textos de grandes escritores que por si não precisam disso.
Mas este trecho de um livro que tenho aqui de Cecília é tão lindo
Que não me contive em comentá-lo.

Os nossos olhos são estas janelas que Ela diz, como o lindo ditado bem conhecido:
“Os olhos são a Janela da Alma”.Embora eu discorde dele, porque nem todo olhar é tão nítido e verdadeiro para ser bem interpretado, mas, podemos tirar algumas conclusões(para não dizer, pré-julgamento).

As vezes enxergamos coisas que realmente não existem, mas que de certa forma é cômodo, e assim vamos convivendo com situações sem mudar o rumo, mudar nosso olhar...
Podemos ver a Beleza, onde ninguém acredita que exista, e podemos ver o inverso disso.Ainda mais quando sua vida muda em 180°, sua visão não é mais a mesma, mas você se for firme, lutar para que ela pelo menos possa dar à você a oportunidade de ver e sentir coisas boas mesmo que sejam difíceis, isso é reaprender a olhar.

Não quero parecer aqui um livro de auto-ajuda (porque na verdade, eu mesma, por muitas vezes não me “Auto-Ajudo”, rs)...mas quero apenas dizer que simples palavras podem sim renovar algumas atitudes e ações.

Há momentos, em que saber ver e admirar pequenos instantes, sejam eles em um lapso de tempo, são únicos, e com certeza farão a diferença em sua vida.

“Saiba apreciar o mundo que está em sua volta... as lembranças são únicas e algumas não voltam jamais...”

Sejam Felizes Sempre...
Bjos

3 comentários:

Gustavo disse...

Russel dizia que Nietzsche falava muita besteira. Nietzsche dizia que uma mulher vestida de preto e calada parecia inteligente. Já Schoppenhauer dizia que nenhuma mulher poderia depor em nenhum tribunal. Nada do diz-que-me-diz foi mesmo tudo escrito em algum lugar (um livro, claro). Essa citação de Nietzsche é de "Além do Bem e do Mau", uma fase bem revoltosa. No mais, Cecília Meireles é(foi/está) uma excelente escolha de momento, vida interior. E isso Nietzsche e Hegel reconhecem que a poesia é superior à filosofia.
Abraços personalizados,

Gustavo

Ernani Netto disse...

Pela janelas de cada um vê-se a mesma paisagem de várias formas diferentes!

Bjaum

Unknown disse...

Olá Andrea,

esses olhares pouco nítidos (com o qual concordo) talvez possam querer dizer que essa alma não se sente bem naquele corpo, naquela mente... Nunca saberemos, não é?

Muito agradecido pelo link. Acabei de lincar o seu blogue ao meu, na minha secção «Comunidade».

Abraço