Sempre ao Seu Lado



A única coisa que posso dizer deste filme é que é M-a-r-a-v-i-lho-so!
Emoção pura, baseado em uma história real. 
A prova que realmente o cão é o melhor amigo e fiel companheiro.

"Acredito que todo mundo que vai ao cinema deve ter ouvido a frase "o cachorro morre no final", quando alguém queria fazer uma gracinha sobre o filme Marley e Eu. Bom, sem querer fazer piada, mas pensando em preparar o espírito de quem está escolhendo o que assistir já adianto que Sempre ao seu Lado (Hachiko - A Dog's Story, 2009) também vai te fazer chorar. Muito! E não é porque o cachorro morre no final. É bem antes que as primeiras lágrimas vão começar a sorrateiramente se alojar nos cantos dos olhos, para depois correr em cascata. Mas o filme também vai te fazer sorrir e refletir sobre o nosso dia-a-dia e as relações que realmente interessam.

O longa é uma adaptação de uma história real, que aconteceu no Japão no início do século. Hachiko é o nome de um cachorro da raça akita que ficou famoso em todo o país depois que apareceu em reportagens de jornais que contavam sua história de lealdade ao seu dono, um professor da Universidade de Tóquio. Todos os dias Hachiko acompanhava seu amigo até a estação de trem e estava lá quando ele voltava para casa.

A história deste cachorro virou uma lenda no Japão e foi usada em escolas e casas para ensinar às crianças a importância lealdade entre amigos. Serviu também para despertar no país uma onda de criações de akitas, raça pura japonesa que estava cada vez menos popular. Há hoje na estação de Shibuya uma estátua de Hachiko, no lugar onde ele ficava esperando seu dono voltar.

Na versão estadunidense da história, Hachiko continua sendo um akita. Ele é achado quando ainda é um filhote em uma estação na periferia de Nova York pelo professor universitário Parker Wilson (Richard Gere), que o leva para casa. No início, sua esposa (Joan Allen) se recusa a adotar o novo morador, mas é tocada pela cativante relação entre os dois.

Um personagem que faz a ponte entre as duas versões explicando um pouco da mentalidade e crenças japonesas é o também é um professor universitário Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa). Ele explica ao amigo que talvez não tenha sido ele quem achou Hachiko, mas sim que o cão o escolheu como seu dono. É ele também que explica que "hachi" é o numeral japonês para oito, um número especial, que simboliza a ligação entre os planos terrenos e espirituais.

A direção do sueco Lasse Hällstrom (Regras da Vida, Chocolate, O Vigarista do Ano) carrega no drama, incorporando elementos tipicamente ocidentais que certamente não estiveram na versão japonesa do filme, Hachiko Monogatari, sucesso de 1987. É o caso da brincadeira de pegar a bolinha, que Ken explica ser algo completamente sem sentido para Hachi. "Cachorros japoneses não pegam a bolinha apenas para agradar seu dono ou ganhar um biscoito", explica Ken em um prenúncio para uma das cenas mais emocionantes do filme. Nessa hora, pode deixar o jeito machão de lado e pegar aquele lenço de papel que estava no bolso desde Marley e Eu. Acredite, você vai precisar. E se ao acender das luzes vierem te perguntar alguma coisa, despiste dizendo que você é alérgico a cachorros."

Texto do Crítico: Marcelo Forlani


Sempre ao seu Lado
EUA , 2009 - 93
Drama
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Stephen P. Lindsey
Elenco: Richard Gere, Joan Allen, Cary-Hiroyuki Tagawa,Sarah Roemer, Jason Alexander, Erick Avari




Bjo, ótimo sábado.

Andrea*

22 comentários:

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Andrea, tentei pegar este filme, mas não consegui, estou doido pra pode vê-lo, assim como minha filha que adora cães...
Já separei um lençol para acolher minhas lágrimas...rsrs
Acabei pegando " O contador de histórias", filme brasileiro que parece ser muito bom...já comecei a ver, mas tive que parar, mas está super interessante...não sei se você já viu, vale a pena...
Já que estamos falando em cachorro japones, que tal fazer um poema japones e participar da semana do Haikai lá no verseiro...
Dakishimeru na alma...bjo...rs

Anônimo disse...

Só de olhar o cartaz na locadora já dá pra ver que é de chorar...mas quero ver...
Beijos!

Unknown disse...

Amiga de infância.....sempre me lembro quando nos dissemos isso.

Intuo que vc está no meio do furação...ou saindo dele.... vejo tua foto nova, como que em devoção e prece...tuas conversas com Deus...

Querida, não há outra maneira de viver....né?

Bem, te mando meus entimentos e pensamentos. O coração torce por vc

E verei o filme...tive medo que fosse açucarado e sem nexo!

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Oi Andréia...
O release já me 'ganhou'. Assim que "der" verei o filme (tenho uma filazinha deles..rs...).
Já havia lido na sinopse do dvd...mas...é sempre suspeito,não?
(...)
Acho que de fato as pessoas sim, não entendem o que possuem ao redor e o que de fato vale a pena, o que importa o que interessa.
Hoje postei algo sobre isso...
bj

Julio

Gaby Lirie disse...

Olá Andrea, gostei muito do seu blog.

Eu já chorei vendo o trailer, parece ser um filme lindo demais mesmo, vou assistir.

Grande Beijo!

Daniel disse...

Andrea, estou com esse filme aqui em casa e juro que passei por ele sem dar a devida atenção, pois estou com outros vários rsrs Mas depois de tudo o que li em sua postagem vou ver.

E obrigado pelos elogios no meu blog. Gostei!!!
Beijo

Isabel disse...

já me falaram tanto desse filme...consegui arranjar, mas a versão russa...assim não dá, né???
mas vou ver com certeza! obrigada pela dica!!

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Oi Andréia...que graça a foto do banner.
Um boa tarde e uma otima manhã de sexta.
bj
julio

Anônimo disse...

Vc é parte dessa casa!
________________________________

É com imenso prazer que chegamos até a sua casa e convidamos você a fazer parte do Espaço Aberto – Um blog para todos! Lá você em breve encontrará proposta para postagens coletivas (Tem uma ótima que já está pronta para ir ao ar!), sorteio de brindes, entrevistas, publicações dos mais diversos assuntos, enfim você não pode ficar de fora. Venha participar!

Lucas Matarazzo disse...

Muito boa dica.Gosto muito desta raça, os Akitas são realmente especiais.
Mandei pelo seu email, mas como não me responde, estou deixando aqui também.
O documts vai no dia 25 aí na cabo, não sei o horário, se der assista foi uma das gravações mais dificies, o Greenpeace estava presente e não foi editado alguns momentos mas da pra ver como rolou tudo.



Saudades Shoyaky!
Quero saber se está tudo bem, por favor manda notícias.Vou esperar.

Beijos

eder ribeiro disse...

Agora mesmo vou na locadora para locar e assistir ao lado da minha Neguinha comendo pipoca(ela, pq eu não gosto). Fui. Bjos.

Andrea disse...

Élcio

Realmente o filme é lindo assista...bem reflexitivo...mas prepare os lencituus!!rs

Não assisti o contador de histórias , mas já anotei como dica...:)

Bjo pra ti e filha*

Andrea disse...

Oi Marcos...

É de chorar...:(

Lindo demais


Bjo*

Andrea disse...

Oi Wall

Pois é, a única maneira que temos de equilibrar nossas tempestades é assim....mantendo sempre contato com alguém de lá de cima.
Nada é por acaso, e dura para sempre...então, acredito que a linha da vida está escrita, seja bom ou ruim temos que vivenciá-la...
Mas é isso...obrigada, você muito querida sempre!de coração.
Obrigada viu!:)

Bjão

Andrea disse...

Oi Júlio

Não tire da sua listinha aí...não vai se arrepender.
Você disse tudo, existem coisas ao nosso redor que muitas vezes nos damos conta do quanto são importantes tarde demais.Mas o filme é ao contrário...é uma lição de lealdade, companheirismo, e amizade verdadeira.

Bjo!!*

Andrea disse...

Gaby

Primeiro fiquei feliz por sua visita, porque me apaixonei por teu espaço....teus escritos são lindos, é o tipo de leitura que gosto de acompanhar, por isso peguei uma cadeira vip lá...rs

O filme, como já disse é lindo...assista!! vai ter muito o que escrever depois...:)

Bjo, seja sempre bem vinda*

Andrea disse...

Oi Daniel

Então faça isso...:)

os elogios são verdadeiros, porque como disse faz tempo que leio teu blog e à cada dia você supera teus escritos...muito legal isso...

Bjão!*

Andrea disse...

Oi Isabel...

Aí fica dificil né?rs
Veja, depois me conta o que achou...

Bjão pra ti ótima semana*

Andrea disse...

Oi Júlio

Linda né?...mas eu vivo trocando não tem jeito...:)

ótimo domingo!:)

Andrea disse...

Espaço!

Eu já estou lá*:)



Bjo Élcio

Andrea disse...

Lucas!!

Não creio, abri meu email e não tem nada seu lá não, dá uma olhada, se der tempo, onde? Discovery, Planet Green?? e o nome? aqui é diferente né!:(

Escrevi pra ti dá uma olhada!se não recebeu me avisa.


Bjo!*

Andrea disse...

Eder...e aí? assistiu com sua neguinha?:)

To curiosa!!rs


Bjo!ótima semana pra vcs!*